Muitas pessoas acabam procurando psicoterapia por encaminhamento de outros profissionais, como um médico, e/ou por indicação (e muitas vezes, insistência) de algum amigo ou familiar. Porém, não sabem exatamente o que é uma psicoterapia, como ela funciona e o que pode se esperar desse processo.

Psicoterapia é o termo utilizado para tratamento dos problemas psíquicos através do uso de técnicas psicológicas, é realizado por um psicólogo e se utiliza como ferramenta de trabalho, a fala. A psicologia é composta por várias teorias e técnicas, cada profissional escolhe qual será sua abordagem teórica e atua conforme a linha de pensamento do qual se identificou e estuda. A atuação do psicólogo é regido pelo Código de Ética Profissional que deve ser respeitado independentemente da forma de trabalho do terapeuta.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PSICANÁLISE, PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA?

A psicanálise está interessada nas singularidades. A ideia do método é amplificar a potencialidade de vida do analisando, ajudá-lo a entender a sua responsabilidade na maneira como vive, trabalha, sofre, ama, ajudá-lo a mudar o que for de sua vontade. O psicanalista parte dos recursos do analisando, dos seus desejos, de suas dores.

Já a psicologia estuda o comportamento coletivo e trabalha para aproximar a experiência do paciente em direção a este comportamento.

A psiquiatria entende o sofrimento psíquico como doença e é a única das três que pode usar dos recursos médicos farmacológicos. As especialidades trabalham muitas vezes em conjunto e para alguns casos é importante que isso aconteça.

COMO FUNCIONA O PAGAMENTO EM PSICANÁLISE?

Os primeiros encontros em psicanálise são o que chamamos de entrevistas preliminares. Durante as entrevistas analisando e analista têm a possibilidade de conhecerem um ao outro. E é nesses encontros que o pagamento é conversado. Para a psicanálise o investimento feito pelo analisando tem um valor simbólico que ultrapassa as questões financeiras.

E O SIGILO?

O convite para um processo psicanalítico é que o analisando se sinta livre para falar tudo o que lhe vier à mente. Para tanto, o compromisso do analista com uma escuta atenta e livre de julgamentos morais é condição primeira para o sucesso do tratamento. Assim como é condição inegociável seu sigilo absoluto. Ainda com alguma dúvida?

Alguns Comentários